segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

E já começaram as despedidas. . .

A parte mais difìcil de toda partida é a despedida. Não gosto. Sempre tenho vontade de fazer aqueles discursos emocionantes, falar do quanto aquelas pessoas foram e são importantes, mesmo sem saberem. Perceber que, mesmo com tantos defeitos e com tantas reclamações e vontade de voltar pra São Paulo, Uberaba é bão!!! Reuniãozinha com os amigos, festa em república, em chácara, papos noturnos infindáveis, teses e mais teses debatidas (né, Val?!), desabafos mútuos, segredos revelados e até brincadeiras de criança (mesmo todo mundo sendo bem grandinho). Foi tudo muito divertido, muito intenso, extremamente válido!!!

Dessa vez ir embora de Uberaba doeu. Ausência de alguns amigos e o reencontro com outros.

Reencontrei pessoas que foram fundamentais na minha formação (profa Adriana, Maxelle) com as quais aprendi demais!!! Almoço com amigos (Luísa, Ceição e Lucas), festa em Ura com rock nacional (conversas cheias de filosofia de vida com o Nico e seus conselhos... afinal, “a vida é uma só!” huahauahaua), encontros pela rua (Lucila), a visitinha rápida do Patela. E ser tão bem recebida pela minha eterna e amada República, composta por novas integrantes que representarão muito bem as antigas, foi emocionante. Me senti em casa (Gabi...parabéns de novo, Mari, Bebel e Carlinha...Obrigada!!! Vocês são lindas!!!). Foi muitooo difícil dizer tchau pra elas. E o que era normal acontecer na minha ida pra Uberaba, aconteceu na minha volta pra São Paulo....chorei de saudades! E lembrar o quanto foi difícil a minha adaptação naquela nova vida de universitária em 2007...e agora a dificuldade em aceitar a partida.


Valeu demais essa semana!!!

Beijooos

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Comecinho de tudo

Uma ajudinha bem óbvia pra quem pretende viajar pro exterior.


Pra quem é de São Paulo recomendo solicitar a emissão com muitaaa antecedência, pois é difícil agendar e, pelo que sei, demora pra ficar pronto. Tirei o meu em Uberaba – MG (já que estava morando pros lados de lá...e mesmo assim demorou um pouquim pra ficar pronto). Minha irmã agendou pra tirar o dela em Santos. (!!!).

2.  Agência: visitei duas agências antes de fechar. Vi orçamento, comparei valores, o atendimento foi ótimo nas duas. Minha escolha baseou-se no nome da agência (em certos momentos, esse lance de economizar não dá muito certo). Mas riscos existem sempre, não? Até agora estou gostando de tudo. Daqui a pouco faço propaganda...se o blog fizer sucesso (???) vou pedir desconto pra viagem da minha irmã (hehehe).                                                                                                                            

3.  Despachante: tirar o visto. Muitos documentos. Opcional.
  • Xerox colorido e autenticado do Passaporte válido (páginas 1, 2 e 3),
  • 1 foto tamanho 5x7 colorida, fundo branco,
  • Carta de aceitação da escola da Austrália,
  • Carta explicando porque a Austrália foi escolhida para estudar,
  • Documentos de quem vai pagar as despesas da viagem (Papai),
  • Última declaração de imposto de renda completa,
  • Carteira de trabalho ou Contrato Social,
  • 3 últimos Hollerites ou Pro Labores,
  • Escritura de Imóvel,
  • Cartão de Crédito Internacional (a agência fornece um cartão ou você abre uma conta no HSBC, ficarei com a 2ª opção),
  • Documento de Automóvel,
  • Extrato Bancário,
  • Caso estudante, xerox autenticada do último pagamento da escola ou faculdade.
  • Formulários (www.immi.gov.au): no meu caso, como visto é de estudante, tive que preencher os formulários 157A e 956A. 
  • eCoe : matrícula da escola de inglês. Esse documento a escola na qual você foi matriculado envia para sua agência.
Obs: Todos devem ter xerox autenticado.

Além de tudo isso, é necessário ir a um médico credenciado pelo governo australiano pra fazer exame médico. Fui à minha médica e fiz todos os exames imagináveis e inimagináveis. Só foi útil pra eu ver que estou 100%, mas nem o raio-x do tórax foi aproveitado. Tive que tirar outro.
Esse formulário médico é enviado para a Embaixada em Brasília. Sem ele, sem chance de tirar o visto.


Até mais.


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

. . .

A minha ideia inicial para o blog era transmitir informação. Cada passo do processo da viagem, tudo que é necessário pra tirar o visto australiano e blábláblá. Mudei de ideia. Quero fazer algo mais pessoal, escrever pra minha família e pros meus amigos e, se por acaso, as informações forem úteis para os desconhecidos: ótimo. Estou aberta pra responder qualquer dúvida ou curiosidade. E, quando possível, também ajudar àqueles que pretendem seguir o mesmo caminho – seja pra Austrália ou qualquer outro lugar do mundo. E se tudo der certo (espero que sim!!!), recomendarei a minha agência. = ]

Fui (sou) bem enrolada pra decidir essa viagem. Primeiro aconteceram várias “zicas” lá na Austrália: inundações (inicialmente eu ia ficar em Brisbane...a cidade “desapareceu”), incêndios, tubarão que tentou derrubar um barco (minha mãe que contou essa), ciclones. Depois apareceram dúvidas...vou ou fico pra estudar pra Polícia Federal? Tem certas coisas que você só tem uma chance na vida pra fazer. (E pelo que entendi esse ano não vai ter concurso!!! Contenção de despesas!!! Uma p***  sorte).
Tomei a decisão de ir pra Melbourne e aprender de vez o inglês. 

Melbourne

Só espero que as chuvas, incêndio e os ciclones fiquem bem longe. =P